"Charcos Temporários: um habitat natural a proteger!"

Mamíferos

> Rato-de-água

Arvicola sapidus


Corpo com forma cilíndrica ou fusiforme de média dimensão (até 22cm de comprimento) e com cauda curta. A cabeça é larga e as orelhas são redondas e pequenas. O pelo é espesso e castanho-escuro, mais claro na zona ventral. Pode pesar entre 165 e 275g.

Comportamento e Reprodução:
A actividade reprodutora concentra-se nas épocas do ano com precipitação mais elevada. Tem um período de gestação de 3 semanas e as ninhadas podem ter em média 6 crias. Espécie crepuscular, com maior actividade nas primeiras horas do dia e ao final da tarde.  

Alimentação: 
Alimenta-se de plantas aquáticas e ervas.

Ocorre na proximidade de água, nas margens de charcos, pequenas albufeiras ou de ribeiras em áreas com vegetação herbácea e arbustiva densa. As tocas e ninhos nas margens de ribeiras podem ter acesso subaquático. Em terrenos alagadiços faz o ninho em tufos de ervas acima do nível de água. 

Ocorre em Portugal, Espanha e no sul de França. Em Portugal, apresenta populações fragmentadas e com distribuição pouco conhecida.

As principais ameaças à sua conservação são a destruição de habitat e a predação por espécies selvagens e domésticas. Segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal tem um estatuto de "Pouco Preocupante", no entanto vários estudos apontam para um decréscimo generalizado da população e isolamento de sub-populações.


O seu browser está desatualizado!

Atualize o seu browser para ver o site correctamente. Atualizar agora

×